Os cuidados que você deve tomar antes de iniciar um empreendimento.
Está pensando em abrir seu próprio negócio?
Atente-se a estes 5 erros comuns que contribuem para o fracasso de qualquer empresa:
n.º 1 - Não ter um Plano de Negócios
Muitas pessoas me perguntam: vc acha que o meu negócio vai dar certo? Você acha que eu consigo tirar o meu projeto do papel?
E eu respondo com outra pergunta : o seu negócio está no papel?
O Plano de Negócios é um documento fundamental que deve ser elaborado antes
de se iniciar um negócio, entretanto, você consulta e aprimora este documento ao longo de todas as etapas de desenvolvimento do seu projeto. Muitas pessoas fazem o Plano de Negócios antes de iniciar o negócio, porém deixam o documento esquecido na gaveta.
O Plano de Negócios deve estar em constante consulta e atualização e serve como um guia para o empreendedor durante todas as etapas do projeto e não somente na fase inicial.
No Plano de Negócios você define os objetivos do seu negócio, define as estratégias de atuação, faz uma análise do mercado em que vai atuar, traça um retrato do produto, colhe informações do ramo de atuação, organiza planilhas financeiras projetando gastos e ganhos e apoia a administração do negócio. Ao elaborar o Plano de Negócios você acaba identificando os riscos e antecipando muitos erros para não cometê-los na prática e ser surpreendido por situações e demandas que poderiam ter sido identificadas antes. O Plano de Negócios não assegura que você não vá cometer erros, mas ele fornece informações para você identificar fatores de riso, evitando cometer erros desnecessários.
Elaborar um Plano de Negócios não é uma tarefa fácil e leva tempo. Na ansiedade de iniciar logo o empreendimento, muitos não têm paciência de faze-lo por completo e isso resulta em negócios que não evoluem de maneira saudável ou que ficam estagnados.
n.º 2 - Acreditar que só acreditar basta
Existe a máxima:
"Visão sem ação é sonho" - Provérbio Chinês
A fé é uma força que nos permite realizar grandes feitos e é um combustível que nos mantém firmes na realização. É imprescindível ter fé no seu negócio, afinal, como você vai começar algo em que não acredita? Porém, um traço comum a muitos empreendedores e profissionais autônomos é a crença demasiada de que o negócio "vai dar certo" e que tudo vai se encaixar perfeitamente só porque nisso se acredita. Essa crença leva muitas pessoas a não tomar atitudes fundamentais (como elaborar um plano de negócios) ou achar que não é necessário cumprir determinadas exigências.
n.º 3 - Achar que ñ vai precisar se preocupar com horário ou com questões relacionadas ao "chefe"
O horário poderá ser flexível, dependendo do seu negócio, em relação ao padrão de horário comercial tradicional, porém, você sempre terá um horário a cumprir.
E engana-se quem acha que ser dono do próprio negócio lhe poupa das exigências e cobranças semelhantes as dos trabalhos de vínculo empregatício. Quem abre o próprio negócio depara-se com demandas mais desafiadoras do que as de ser um empregado que cumpre funções pré-definidas. Você acaba tendo muitos outros "chefes", como seus clientes, fornecedores e o próprio mercado, uma vez que terá que cumprir essas demandas.
n.º 4 - Esquecer que um dos pilares da empresa é o lucro.
"O dinheiro não é a única resposta, mas ele faz a diferença" - Barack Obama
Claro que o único objetivo de uma empresa não deve ser apenas o lucro. Toda empresa deve se orientar para gerar valores e causar um impacto positivo na sociedade. Porém, negar o lucro ou não dar atenção a ele pode levar você à falência.
Por lucro, devemos entender que ele é o resultado positivo do seu trabalho, é o retorno, é o que você vai receber em troca de todo o trabalho que dispensou, é um dos pilares que vai sustentar sua empresa. Ele não é uma consequência natural, ele é um resultado. É ele que vai pagar as contas. É importante cuidar dos aspectos financeiros da empresa para poder gerar bons resultados e ter sempre em mente que você recebe deve ser maior do que você gasta.
n.º 5 - Achar que vai conseguir fazer tudo sozinho para "economizar"
A não ser que você atue em uma das áreas de empreendedorismo solo, começar um negócio vai exigir de você muitas funções. Além disso, você terá que ter uma visão global e administrar muitos aspectos. Achar que vai conseguir fazer tudo sozinho para não terceirizar algumas funções ou contratar funcionários e consultores para não "gastar" sobrecarrega o indivíduo que acaba não conseguindo realizar todas as funções que precisa para fazer o negócio evoluir.
Aprenda com os erros
Um erro se transforma em acerto quando você extrai dele uma lição e muda sua maneira de agir a partir daquele momento.
Comments